A cidade

 

As belezas e encantos da charmosa Cambará

 

A 980 metros de altitude, Cambará do Sul destaca-se por seu valioso tesouro nacional formado pelos cânions. A cidade foi cenário de produções artísticas como as novelas da Rede Globo Esplendor e Chocolate com Pimenta, a minissérie A Casa das Sete Mulheres e o filme Anahy de las Misiones.

 

Principal cidade para se hospedar para quem busca conhecer os Cânions Itaimbézinho e Fortaleza, o turismo em Cambará tem crescido muito nos últimos anos. Já existem ótimas pousadas e hotéis em Cambará do Sul e quem visita a região descobre que as atrações vão muito além dos dois cânions mais famosos.

 

Cambará do Sul localiza-se na região nordeste do Rio Grande do Sul. Faz divisa com as cidades gaúchas São José dos Ausentes, Jaquirana, São Francisco de Paula e a cidade catarinense de Praia Grande. A origem do nome da cidade é tupi-guarani, e significa “folha de casca rugosa”, consiste no nome de uma árvore típica da região. É possível encontrar uma árvore destas na praça central da cidade, é popularmente conhecida pelos seus poderes medicinais.

 

 

Um pouco na nossa história

 

Em 1494, mesmo antes do descobrimento do Brasil, e por muitos anos ainda, o território do atual município de Cambará do Sul pertenceu aos reis da Espanha. Viveram aqui índios do grupo Jê, cujos remanescentes passaram a denominar-se Caáguas e hoje Kaigangues, dos quais são encontrados vestígios no Morro dos Bugres, Furnas das Araucárias, Morro do Crespo, Furna da Garrafa, entre outras localidades. Eram nativos que construíam suas habitações  em buracos cravados no chão, popularmente chamados de casas subterrâneas, geralmente em topo de morros e ali ficavam até seguirem para outros lugares já que possuíam um estilo de vida nômade. Há muitos relatos dos moradores a respeito deste período, pois muitas famílias são descendentes dos Bugres, como eram conhecidos os índios dá região.

 

Existem também referências das passagens de portugueses, baianos e paulistas, após o descobrimento do Brasil, com a finalidade primeira de capturarem índios para escravizar.

Por volta de 1635, presume-se que o espanhol Padre Cristovão de Mendonça tenha andado por estas paragens, até ser morto pelos indígenas, no campo do Arraial dos Bugres, em Caxias do Sul. Esta região fazia parte da Baqueria de Lost Pinnales ou Cima da Serra, como antigamente era conhecida.

 

A partir de 1700, os netos e bisnetos daqueles primeiros portugueses e bandeirantes tropeavam nestas bandas. Levavam gado vacum, cavalos e mulas das Baquerias, principalmente, para São Paulo e Minas Gerais.

Esse gado, introduzido no atual Rio Grande do Sul pelos padres espanhóis, encontrou nos Campos de Cima da Serra, lugares apropriados para o seu desenvolvimento. Depois vieram os tropeiros e alguns fixaram-se à beira dos caminhos, dando origem as primeiras estâncias (fazendas).

 

Informações importantes sobre a cidade

 

Agências bancárias

Banrisul

Sicredi

Banco do Brasil/banco postal junto ao Correio

Caixa Federal junto a lotérica

 

A cidade não possui caixa 24hrs

 

Serviço de câmbio

Não existe operador na cidade

 

Farmácias e posto de gasolina

Somente em horário comercial

 

Voltagem

220w

fones

54 9 9955.7171 (vivo)

54 9 8446.2440 (oi)

endereço

Av. Getúlio Vargas, 524 - Centro

Cambará do Sul / RS

Conheça também

Pague com

Previsão do Tempo